Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O que é o caravanismo ?



A palavra "Campismo" hoje não significa propriamente apenas a utilização de uma tenda, mas toda e qualquer actividade que envolva a utilização de toda a gama de material de campismo, seja ele o mais simples, seja o mais complexo e sofisticado. E o caravanismo é uma das modalidades do Campismo, um pouco mais sofisticada.

Em Portugal predominam os caravanistas fixos que se instalam em parques de campismo durante anos e anos. Na vizinha Espanha o caravanismo rolante tem uma implantação enorme.
Se nos deslocarmos a uma “Acampada Nacional de Espanha” constatamos a existência de mais de 1.000 caravanas naqueles espaços. Tem também grande implementação na Alemanha, em França e na Holanda.
Na Europa circulam cerca de 8 milhões de caravanas, representando um crescimento anual na ordem das 100.000 unidades.
O espirito campista, num caravanista, continua inalterável, o que muda simplesmente é o abrigo, que do pano passa a ser de chapa. Partilhando os mesmos valores que os campistas, apesar de terem regras próprias.


A mística da aventura nómada é um dos factores que está na base do que é hoje o caravanismo. Com a caravana podemos levar algumas das comodidades caseiras de que não estamos dispostos a abrir mão, como por exemplo uma cama. E ao mesmo tempo descobrir novos espaços e locais.
Longe vão os tempos em que apenas os saltimbancos utilizavam a caravana como habitação devido à sua profissão, hoje em dia a caravana é vista como um instrumento de lazer, meio de gozo de férias e grandes passeios. Um meio cómodo de fazer desporto e ao mesmo tempo conhecer novas paisagens do nosso país e além fronteiras.
A maioria dos caravanistas começaram a sua aventura neste mundo, como campistas tradicionais, e existem até muitos que juntam à sua tenda uma caravana, não deixando para trás esse passado glorificante. Por isso muitos não são considerados novatos na matéria e tem conhecimento do que podem e não podem fazer.
Mas a aventura caravanista começa aquando a aquisição de uma caravana, que não é motorizada e por isso necessita de um automóvel para a rebocar. E para aqueles que não tem um passado campista, tem que ter em atenção determinados aspectos importantes.
É importante que , escolha locais que gostasse de conhecer e passar algum tempo com base em informações por si recolhidas junto de fontes pessoais conhecidas ou amigas e de preferência longe das grandes cidades.
Se não gosta de confusões tente escolher uma época mais baixa, e evitar principalmente o mês de Agosto.
Relativamente à sua caravana certifique-se que os orgãos de segurança, quer do automóvel quer da caravana, estão em boas condições, não se esqueça que o peso da caravana não pode ser maior que o do seu automóvel e que a potência do motor não basta.
Depois relaxe e desfrute do prazer e calma que o Campismo e o Caravanismo transmitem e das belas paisagens do nosso país. 


Sem comentários:

Enviar um comentário