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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alko

Chassis Alko


Nas caravanas modernas é construído de aço galvanizado e é feito com orifícios grandes para alcançar um peso mínimo e uma rigidez máxima.
são as diferentes peças que vamos ver detalhadamente e permitir-nos-á melhor a sua manutenção, e conhecer seu funcionamento, lança, travão de mão, roda jokey, estabilizadores, eixo, amortecedores.
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Parte dianteira do chassi ( lança), que é o engate ou estabilizador, amortecedor de travagem , tubo e a alavanca de travão de inércia, e travão-de-mão.
Em caso de não ter estabilizador, que não é aconselhado, todas as partes aqui referidas têm de ser lubrificada pelo menos uma vez por ano, no caso do estabilizador principal, apenas são lubrificadas as peças móveis do mesmo, com muito cuidado para não danificar as pastilhas de ferodo.

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No topo da lança , ha 2 pontos de massa para o tubo do travão de inércia, e estes têm que ser lubrificados uma vez por ano,depois de aplicar-mos a massa com uma bomba propria ,accionaremos 3 ou 4 vezes o travão de inércia até que a massa esteja distribuída homogeneamente.

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Quado trava o veículo,o estabilizador comprime o amortecedor dentro da lança, penetrando o tubo interior e movendo uma patilha que puxa o cabo de travagem, como se tivesse puxado o travão-de-mão.
Quanto mais forte é a travagem do veículo, maior é a travagem da nossa caravana, e quando o veículo pára de travar o tubo por meio de retornos do amortecedor pára a sua funçao deixando de travar.

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Roda jockey

A roda jockey serve para manobrar a caravana , mas não só , ela também é um elemento de segurança , em caso de desengate da caravana e veiculo ela serve para dirigir a caravana até parar .
Em caso de desengate o cabo de travão que deve estar sempre engatado no veiculo, e puxado e a caravana começa a travar ,a roda deve ser presa em cima com uma muito ligeira inclinação para a direita para que quando a roda jockey toque no chão a caravana se dirige lentamente para a direita evitando graves acidentes .

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Os pés estabilizadores

São outra parte importante da estrutura, e são responsáveis pela estabilização da caravana, quando estamos acampados, mas só que nunca se deve usar para levantar a caravana já que a estrutura não suportará a flexão e pode se deformar ou partir o pé .
Como parte da estrutura também têm a sua manutenção ,não estão livres de sujeira e de plantas daninhas ,a parte que requer mais manutenção é o sem-fim, que têm de ser recolhidos e estendidos.
Por ser uma parte da estrutura que é (a não ser que nos deitemos por baixo do chão) o mais esquecido de lubrificação.
Mas vai logo perceber que é necessário quando nos tornamos conscientes de que cada vez que nos custa mais dar a manivela, para lubrificar os pés, usar óleo para lubrificar as correntes de mota, não vamos utilizar lubrificante de lítio ou massa consistente , senão vai ser preenchido com terra e matas, causando uma amálgama que é difícil de remover.






O EIXO

O eixo é feito na forma hexagonal com uns sinoblocos em borracha , juntamente com o veio fazendo o conjunto da suspensão, mas isso não é suficiente para a nossa caravana poder circular segura, porque até agora só temos a suspensão.
Agora falta uns amortecedores para absorver os choques do mau piso das estradas ,e assim já temos mais estabilidade para circular .

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OS AMORTECEDORES

Como eu disse antes,o que devemos usar para ter um bom amortecimento é um amortecedor, que pode fazer a caravana circular com mais segurança nas estradas .
Em seguida, vamos ver a relação de pesos e cores para uma correcta utilização do mesmo .

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