Chassis Alko
Nas caravanas modernas é construído de aço
galvanizado e é feito com orifícios grandes para alcançar um peso mínimo
e uma rigidez máxima.
são as diferentes peças que vamos ver
detalhadamente e permitir-nos-á melhor a sua manutenção, e conhecer seu
funcionamento, lança, travão de mão, roda jokey, estabilizadores, eixo,
amortecedores.
Parte
dianteira do chassi ( lança), que é o engate ou estabilizador,
amortecedor de travagem , tubo e a alavanca de travão de inércia, e
travão-de-mão.
Em caso de não ter estabilizador, que não é
aconselhado, todas as partes aqui referidas têm de ser lubrificada pelo
menos uma vez por ano, no caso do estabilizador principal, apenas são
lubrificadas as peças móveis do mesmo, com muito cuidado para não
danificar as pastilhas de ferodo.
No
topo da lança , ha 2 pontos de massa para o tubo do travão de inércia, e
estes têm que ser lubrificados uma vez por ano,depois de aplicar-mos a
massa com uma bomba propria ,accionaremos 3 ou 4 vezes o travão de
inércia até que a massa esteja distribuída homogeneamente.
Quado
trava o veículo,o estabilizador comprime o amortecedor dentro da lança,
penetrando o tubo interior e movendo uma patilha que puxa o cabo de
travagem, como se tivesse puxado o travão-de-mão.
Quanto mais forte é
a travagem do veículo, maior é a travagem da nossa caravana, e quando o
veículo pára de travar o tubo por meio de retornos do amortecedor pára a
sua funçao deixando de travar.
Roda jockey
A
roda jockey serve para manobrar a caravana , mas não só , ela também é
um elemento de segurança , em caso de desengate da caravana e veiculo
ela serve para dirigir a caravana até parar .
Em caso de desengate o
cabo de travão que deve estar sempre engatado no veiculo, e puxado e a
caravana começa a travar ,a roda deve ser presa em cima com uma muito
ligeira inclinação para a direita para que quando a roda jockey toque no
chão a caravana se dirige lentamente para a direita evitando graves
acidentes .
Os pés estabilizadores
São
outra parte importante da estrutura, e são responsáveis pela
estabilização da caravana, quando estamos acampados, mas só que nunca se
deve usar para levantar a caravana já que a estrutura não suportará a
flexão e pode se deformar ou partir o pé .
Como parte da estrutura
também têm a sua manutenção ,não estão livres de sujeira e de plantas
daninhas ,a parte que requer mais manutenção é o sem-fim, que têm de ser
recolhidos e estendidos.
Por ser uma parte da estrutura que é (a não ser que nos deitemos por baixo do chão) o mais esquecido de lubrificação.
Mas
vai logo perceber que é necessário quando nos tornamos conscientes de
que cada vez que nos custa mais dar a manivela, para lubrificar os pés,
usar óleo para lubrificar as correntes de mota, não vamos utilizar
lubrificante de lítio ou massa consistente , senão vai ser preenchido
com terra e matas, causando uma amálgama que é difícil de remover.
O EIXO
O
eixo é feito na forma hexagonal com uns sinoblocos em borracha ,
juntamente com o veio fazendo o conjunto da suspensão, mas isso não é
suficiente para a nossa caravana poder circular segura, porque até agora
só temos a suspensão.
Agora falta uns amortecedores para absorver
os choques do mau piso das estradas ,e assim já temos mais estabilidade
para circular .
OS AMORTECEDORES
Como
eu disse antes,o que devemos usar para ter um bom amortecimento é um
amortecedor, que pode fazer a caravana circular com mais segurança nas
estradas .
Em seguida, vamos ver a relação de pesos e cores para uma correcta utilização do mesmo .
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